quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Roubo de avião militar em pleno vôo

Bom dia!

As vezes demoro para atualizar o blog, outras vezes coloco um monte de posts ao mesmo tempo, mas o importante é que ainda está ativo e sempre que possível colocarei informações interessantes.
Essa manhã, lendo alguns informativos de Segurança fiquei surpreso com a audácia descrita em uma notícia.
Trata-se de um sequestro de um avião militar americano em pleno vôo.

Idenpendente de quais governos estejam envolvidos, o que eu gostaria de destacar foi a forma que o sequestro foi realizado. Isso é o que chamo de "técnicas de ponta". O que não se discute nesse caso é a enorme habilidade de quem (possivelmente uma equipe) executou o ataque.

Segundo a fonte, um especialista iraniano conseguiu cortar a comunicação do sistema de GPS do avião com a base. Em seguida conseguiu fazer um update do programa de rotas que direcionou a nave para uma base iraniana. O plano inicial era que pousasse em uma base americana, no Afeganistão.

O mais impressionante é que a nave está intacta. Caso queiram ver mais detalhes, no final coloquei a fonte dessa notícia, a qual já deve ser encontrada em outras fontes também.

Confesso que fiquei preocupado com essa notícia. Se vermos a história da segurança da informação, é comum tecnologias militares chegarem aos civís depois de um certo tempo (cada vez menor). A diferença é que os sistemas comerciais normalmente seguem padrões de segurança mais tênues que no meio militar e, infelizmente, é comum ser controlado por profissionais não tão qualificados para aquela tecnologia. É a partir daí que começa minha preocupação. Sempre que uma nova forma de ataque, fraude, crime, etc é publicada, a curiosidade dos mal-intencionados, assim como dos bem intencionados é instigada e, com certeza, em proporções diferentes.

Segundo os donos do avião, isso foi um "acidente" e continuarão usando o sistema. Concordo que acidentes sempre podem acontecer. Mas acredito que em determinadas profissões com determinadas responsabilidades alguns "acidentes" de determinadas proporções simplesmente não podem acontecer. Devemos tomar todas as providências cabíveis antes que algo pior aconteça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário